Para Mecânicos: Raio X – Novo Polo: É mesmo um mini-Golf?

Com motor turbo e câmbio automático, novo Polo eleva o padrão dos compactos da Volkswagen

Texto: Gustavo de Sá
Foto: Lucas Porto

 

olo chegou no fim do ano passado ao mercado brasileiro com a premissa de ser uma alternativa mais sofisticada dentro da gama de hatches compactos da Volkswagen, formada até então por Gol, up! e Fox. Construção na plataforma modular MQB-A0 derivada do Golf, opção de motor turbo e câmbio automático convencional de seis marchas são algumas das inovações trazidas por ele. A aposta parece ter surtido efeito: em fevereiro, o Polo foi o quarto carro mais vendido do Brasil, com 4.942 unidades emplacadas.

 

Boa parte das vendas concentra-se nas versões com motor 200 TSI, de 128 cv (E)/116 cv (G) de potência e 20,4 kgfm de torque com ambos os combustíveis – há ainda as opções 1.0 (84 cv) e 1.6 (117 cv), ambos aspirados. A manutenção programada para todas as configurações do Polo é prevista para cada 10.000 km ou 12 meses (o que ocorrer primeiro).

 

ed-268-motor

 

ed-268-motor

 

ed-268-motor

 

Levamos a versão Comfortline 200 TSI para a avaliação das condições de reparabilidade por um mecânico. Ela parte de R$ 67.150 e traz, entre os principais itens de série, controles de tração e estabilidade, assistente de saída em rampas, central multimídia com tela sensível ao toque e controles de som no volante. A avaliação foi feita pelo profissional Roberto Montibeller, proprietário da oficina High Tech, em São Paulo/SP.

 

Ao abrir o capô, chamam a atenção os dois pontos de ancoragem da peça. “Esse cuidado traz mais segurança, pois permite dupla fixação”, afirma Roberto.

 

O motor três-cilindros proporciona bom espaço para manutenção no amplo cofre do Polo. “Para suprir o espaço e ajudar na fixação, há um suporte em alumínio no lugar onde estaria posicionado o quarto cilindro em um motor com esse tipo de construção”, explica o mecânico.

 

Para retirar a carcaça do filtro de ar, é necessário remover 9 parafusos com uma chave torx, além de um alicate para retirar o anel-trava. Neste motor 200 TSI, o filtro possui uma divisão em duas partes iguais.

 

ed-268-motor

 

ed-268-motor

 

ed-268-motor

 

“No geral, há fácil acesso a todas as peças do motor e bom espaço para trabalhar”, conta. Entretanto, um ponto que pode exigir atenção é a hora de trocar a lâmpada de facho baixo dos faróis dianteiros.

 

ed-268-motor

 

ed-268-motor

 

ed-268-motor

 

ed-268-motor

 

“O espaço é muito apertado e não permite o acesso para a retirada da lâmpada queimada”, conta Roberto. Para fazer a substituição, é necessário soltar os três parafusos de fixação do farol e desencaixar o conector de alimentação para trazer a peça para a frente.

 

Nas configurações com motor 200 TSI, o Polo vem de série com freios a disco nas quatro rodas (de 276 mm de diâmetro na dianteira e 230 mm na traseira). O hatch traz sistema de limpeza automática dos discos de freio, que permite estancar com mais eficiência em condições de chuva.

 

O dispositivo atua acima de 70 km/h quando o limpador de para-brisa está acionado e aproxima as pastilhas dos discos de freio dianteiros (de forma imperceptível para o motorista), com o objetivo de secar os componentes e garantir o menor espaço de frenagem possível.

 

ed-268-motor

 

“O sistema de freio dianteiro do Polo não tem segredo. O sangrador tem uma bitola maior e mais reforçada”, analisa Roberto.

 

Para substituição do amortecedor dianteiro, segundo o mecânico, é necessário soltar o parafuso da manga de eixo e retirar a capa protetora do limpador do para-brisa. Na traseira, é necessária a remoção da capa inferior do para-lama, além do revestimento interno do porta-malas.

 

Com o carro no elevador, Roberto elogiou a facilidade de acesso a componentes como os filtros de óleo e de combustível e aos bujões de dreno do óleo do motor e do fluído do câmbio automático. “Não é necessária nenhuma ferramenta específica para retirar ou substituir esses itens”, conta. Para ter acesso à correia Poly-V, é necessário retirar a capa protetora inferior do para-lama direito.

 

Outro ponto notado por Roberto é a maior quantidade de apliques aerodinâmicos (tecnicamente conhecidos como dans) sob a carroceria. Esses componentes, feitos de material plástico, contribuem para diminuir o coeficiente de arrasto aerodinâmico e, consequentemente, melhorar o consumo.

 

CUIDADOS COM O TURBO

 

Em relação aos cuidados com o motor turbo por parte dos motoristas, Roberto recomenda deixar o motor na marcha lenta por 1 minuto antes de desligar. “Isso ajuda no resfriamento do componente e, consequentemente, ajuda a aumentar a vida útil”, revela. Outro cuidado básico é, como em qualquer motor, utilizar somente o óleo lubrificante especificado pela fabricante no manual do proprietário. No caso do Polo, a recomendação é o VW 508.88 (viscosidade 5W40).

 

ed-268-motor

 

Ficha técnica

VW POLO COMFORTLINE 200 TSI
Motor
Posição: Dianteiro, transversal
Cilindros: 3 em linha
Válvulas: 12V
Taxa de compressão: 10,5:1
Injeção de combustível: direita
Potência: 128 (E) / 116 (G) a 5500 rpm
Torque: 20,4 (E/G) entre 2000 e 3500 rpm 

Câmbio
Automático, 6 marchas

 

Freios
Dianteira: Disco ventilado
Traseiros: Disco sólido

 

Direção
Assistência Elétrica

 

Suspensões
Dianteira: Independente, McPherson
Traseira: Eixo de Torção

 

Rodas e Pneu
Rodas: Liga leve, 16 polegadas (opcionais)
Pneus:195/55 R16

 

Dimensões
Comprimento (mm):4057
Largura (mm):1751
Altura (mm):1468
Distância entre eixos (mm): 2.56

 

Capacidades
Porta-malas: 300 litros
Caçamba: 52 litros

 

Fonte: Revista O Mecânico.

revista_o_mecanico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.