5 hábitos dos motoristas que desgastam o veículo além do normal

Infelizmente, o sistema de ensino de direção no Brasil ainda pode ser considerado como precário. Motoristas saem das autoescolas habilitados quase sempre sem nenhuma experiência de rodovia e mesmo sem conhecer o próprio veículo. É claro que para dirigir um veículo você não precisa saber mecânica. Porém, considerando as enormes chances de que haja alguns problemas que façam com que o carro simplesmente não ande e boa parte desses problemas seja oriundo de uma má dirigibilidade, é válido acrescentar nas aulas algumas dicas importantes de mecânica.

 

Muitos novos motoristas saem da autoescola completamente “verdes”, sem saber sequer sentir quando o carro pede uma mudança de marcha. Hábitos ruins de direção podem acarretar um desgaste anormal do veículo e trazer prejuízos enormes. Por isso, a Casa Grande Auto Shopping preparou pra você este artigo listando o que há de mais comum em hábitos de direção que podem prejudicar o seu veículo.

 

Veículo desligado

 

Você também tem mania de girar o volante e pisar os pedais quando o carro está desligado? De acordo com o André Bueno, professor do curso de engenharia mecânica da Universidade Federal do Ceará, o hábito de girar o volante pode acarretar desgaste nos pneus e folga na direção. Sobre os pedais, pisar no freio com o veículo desligado afeta a câmara de vácuo do sistema de freios, gerando aumento do gasto de combustível.

 

Atenção para as rodas ao estacionar

 

Quem nunca viu pessoas que deixam o carro com as rodas apoiadas em desníveis ou até mesmo sobre a calçada? Ao estacionar, as rodas precisam estar alinhadas. Essa mania não tem desculpa, pois essa lição é ensinada nas autoescolas! Deixar o veículo com o volante virado e com as rodas apoiadas em desníveis abrevia o tempo de vida dos pneus e ainda altera toda a estrutura da suspensão. Se alguma das rodas estiverem sobre a calçada, você ainda pode ser multado.

 

Na hora de ligar o veículo

 

Dar partida e sair acelerando é algo que até pode ser justificado pela falta de tempo, mas não é recomendável. O veículo faz um checklist toda vez que o carro é ligado. As luzes se acendem e depois se apagam, indicando que todos os comandos foram reconhecidos e que a bomba de combustível foi ativada. Por essa razão é recomendável ligar componentes elétricos como som e ar condicionado somente depois que as luzes se apagam. Ligar o veículo de qualquer jeito, especialmente se for a primeira vez do dia, pode gerar desgaste na bateria e reduzir o seu tempo de vida.

 

Rodar quase sem combustível

 

Rodar sempre na reserva, além de representar risco de multa por pane seca e uma enorme dor de cabeça, pode desgastar a bomba de combustível, que precisa trabalhar com menos lubrificação. Isso não significa que você precise andar sempre com o tanque cheio (hábito que gera um aumento no gasto devido ao peso excessivo). Opte sempre pelo equilíbrio e tudo ficará bem.

 

 

Fonte: Estadão Conteúdo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.