Usar cinto de segurança no banco traseiro tem de virar hábito, diz especialistas em traumas

A resistência ao uso de cinto de segurança no banco traseiro e no transporte coletivo pode provocar, em caso de acidentes de trânsito, traumas graves como hemorragias internas, fraturas, lesões combinadas da coluna vertebral e da medula, observa Pedro José de Oliveira Melo, cirurgião geral, conselheiro da Central Nacional Unimed.

 

Somente sete em cada 100 passageiros usam o cinto de segurança no banco traseiro do carro, aponta levantamento da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego. Melo acrescenta que estes passageiros também podem se chocar contra os ocupantes dos bancos dianteiros, multiplicando as sequelas dos acidentes. “Todos os ocupantes dos veículos devem usar sempre cinto de segurança, mesmo em trajetos curtos.”O especialista, que é diretor-adjunto de Recursos Próprios da Unimed Caruaru, lembra que o Brasil tem um dos maiores índices de utilização do cinto de segurança dianteiro. Mas há que adotar esta medida de segurança também nos bancos traseiros. “Verifique sempre todos os cintos do carro, para que estejam prontos para serem usados. E exija que todos os passageiros os utilizem”, recomenda Melo aos condutores de veículos particulares, taxistas, motoristas de veículos solicitados por aplicativos etc.

Também seria fundamental que todos os ônibus e vans tivessem cintos para os passageiros sentados, e que isso fosse fiscalizado com rigor. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que, além dos condutores, todos os passageiros têm de usar cinto de segurança, exceto nos ônibus de linhas urbanas que permitem o transporte de pessoas em pé. “Nada impediria que, para os passageiros sentados, o cinto também fosse obrigatório, em nome da segurança veicular.”

 

 

Por DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS

 

lgo_peq

Esse blog é um produto da plataforma automotiva www.CLICARROS.com.br, a maior do Espírito Santo. Os estoques das maiores concessionárias e melhores revendas do Estado em um único lugar. Se você é particular, também pode anunciar grátis. 

Procurando um carro para comprar? Acesse www.clicarros.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.