3 razões que fizeram os SUVs virarem febre no Brasil

Muita gente achou que isso nunca iria acontecer, mas as vendas de SUVs já são maiores, pela primeira vez, que as vendas de sedãs no Brasil.Os números foram divulgados pela FENABRAVE – Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores e dizem respeito ao primeiro semestre de 2017. Enquanto em 2010 somente 6,5% das vendas de automóveis e comerciais leves eram de SUV por aqui, hoje em dia esse número já saltou para 20,8%. E não para por aí: a expectativa dos fabricantes é de que, até 2021, os SUVs ocupem uma fatia de 30% do mercado, ultrapassando os automóveis hatch e chegando à liderança do mercado.

 

As SUVs viram febre no Brasil. Não importa em qual cidade brasileira você esteja. Seja um município grande ou pequeno, no sul ou nordeste: ao dar uma volta na rua, você provavelmente verá muitas SUVs. Como dissemos no começo do texto, os Sport Utility Vehicle (SUV) estão em alta? E isso não acontece só por aqui: a tendência é mundial.No Brasil, apenas no primeiro trimestre de 2018 foi registrado aumento de 34,4% na comercialização desse tipo de automóvel (contra 14,7% do mercado geral). Segundo os especialistas, além de essa ser uma forte tendência do mercado global, existem outras razões para que a categoria SUV esteja crescendo tanto. Falaremos disso mais abaixo. Antes, vamos entender o que um é um SUV! O que é um SUV? A não ser que você já tenha sido atingido(a) pela febre dos SUVs, provavelmente não sabe o que um carro precisa ter para ser incluído nessa categoria. Para ser considerado um Sport Utility Vehicle (veículo utilitário esporte, em tradução literal), o veículo precisa cumprir pelo menos 4 dos 5 seguintes requisitos: altura sob os eixos de, no mínimo, 16 cm; ângulo de saída de 20º pelo menos; ângulo de, no mínimo, entrada de 25º; altura da carroceria em relação ao solo de 18 cm; ângulo de transposição de 13 graus. Já os chamados utilitários esportivos compactos, como o Renault Kwid e o Honda WR-V, precisam atender ao menos 4 das 5 configurações abaixo: altura sob os eixos de, no mínimo, 16 cm; ângulo de saída de 19º pelo menos; ângulo de, no mínimo, entrada de 22º; altura da carroceria em relação ao solo de 18 cm; ângulo de transposição de 9 graus.

 

Três motivos que estão fazendo os brasileiros se apaixonarem pelo SUV

Muitas são as razões que fazem uma pessoa escolher um SUV para chamar de seu. Confira abaixo as mais interessantes:

 

1 – Forte sensação de conforto e segurança – Se você já dirigiu um carro mais alto e robusto, sabe do que estamos falando. A sensação de espaço, solidez e maior visão do exterior é extremamente bem-vinda e agradável. Segundo os consultores, este é um dos maiores motivos que explicam a escalada da categoria de SUVs no ranking de mais vendidos.

 

2 – Uma categoria relativamente democrática – Há algum tempo, os SUVs eram majoritariamente importados no Brasil. Com a alta de vendas, as montadoras não perderam tempo e nacionalizaram a importação de modelos como Jeep Renegade e Jeep Compass são exemplos desse movimento. A partir daí ficou muito mais fácil, financeiramente falando, adquirir um automóvel desses. Apesar de ainda ser bem mais cara que o chamado “carro popular”, a categoria oferece agora modelos que se enquadram em diversas faixas de consumo. Para se ter uma ideia, é possível encontrar alternativas que variam de R$60 mil, como é o caso de JAC T-40 e Chery Tiggo, até R$1 milhão, caso da Range Rover SV Autobiography.

 

3 – Tendência global – Em mercados que ditam a tendência global, como EUA e China, os SUVs já respondem por 40% do mercado de automóveis e comerciais leves. Vendo por esse lado, a categoria ainda tem muito a se desenvolver no Brasil.

 

 

Fonte: Dino divulgador de notícias.

Foto: Divulgação Renault.

 

lgo_peq

Esse blog é um produto da plataforma automotiva www.CLICARROS.com.br, a maior do Espírito Santo. Os estoques das maiores concessionárias e melhores revendas do Estado em um único lugar. Se você é particular, também pode anunciar grátis. 

Procurando um carro para comprar? Acesse www.clicarros.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.