Avaliação: Volkswagen Up TSI

Por Gustavo Lopes

 

Capaz de entregar um desempenho de um motor 1.6 com consumo de 1.0, o “UP!” TSI hoje é uma das principais escolhas na categoria dos Hatchs. Mas quem pensa em comprar um “UP!” ainda fica com algumas dúvidas quanto ao modelo, pois se compará-lo aos concorrentes, como o HB20, o UP passa a impressão de ser muito mais simples.

 

Mas a VW preocupada com o mercado resolveu fazer sua primeira mudança no visual.

 

 

O que mudou?

 

Vamos lá, algumas mudanças à primeira vista podem até passar despercebidas, mas elas estão ali.

 

Começando pelo exterior, onde sua dianteira está diferente das versões comuns. Os faróis, por exemplo, estão mais quadrados dando um ar mais expressivo. Ainda na frente, os para-choques também mudaram, ou seja, agora você consegue identificar se o modelo é TSI ou não sem precisar ir até a traseira do carro para ver se ele tem tampa preta ou não.

 

As versões com motor TSI possuem outras diferenças, como logotipo “TSI” na coluna B, para-choque dianteiro com mais detalhes em preto fosco, friso cromado na grade dianteira e um friso cromado na tampa do porta-malas (este apenas para a versão high up!).

 

Na traseira as mudanças também são notórias. O modelo veio com novos para-choques e lanternas mais desenhadas.

 

 

Por dentro

 

As mudanças mais importantes estão no interior: Para ficar mais refinado, o “up!” agora possui um painel de instrumentos maior, o volante multifuncional do Golf em algumas versões, novo rádio com tela multimídia de 5 polegadas e colorida, além de novos padrões de revestimentos para os bancos e para o painel, que agora possui um filete de LED branco.

 

O Modelo não tem GPS, mas o proprietário pode baixar um aplicativo e colocar o celular em um suporte localizado em cima do rádio. Além disso, há novos pacotes de opcionais, que oferecem sensores de chuva e crepuscular.

 

Continua depois do anúncio

 

 

 

Os motores são os mesmos 1.0 MPI de 82 cv e 1.0 TSI de 105 cv. A única novidade está nos calçados das versões turbinadas, que passam a adotar novos pneus verdes. A alteração contribuiu para torná-lo ainda mais econômico: segundo o Programa de Etiquetagem do Inmetro, o modelo faz com etanol na cidade 10 km/l (antes era 9,6 km/l) e 11,5 km/l (antes era 11,1 km/l) na estrada.

 

 

up2

Fotos: Hebert Souza

 

 

Na linha 2018, o “up!” também ganhou uma série especial chamada Connect, a qual testamos. Oferecida exclusivamente com motor 1.0 turbo, ela possui retrovisores e teto pintados em preto, interior escurecido, adesivos na carroceria e na soleira das portas, rodas de liga leve de 15 polegadas diamantadas, e o sistema Composition Phone de série. O preço? R$ 54.990. Vale dizer que a partir de agora a versão duas portas deixa de ser vendida.

 

 

Dirigindo

 

O UP ficou conosco para testes e, durante sua estadia, pudemos notar sua eficiência, realmente o carro tem um excelente desempenho, principalmente porque o modelo é manual, o que possibilita ter uma sensação de esportividade.

 

Ao pequeno notável não faltou fôlego, fez ultrapassagens e tem ótimas retomadas.

 

O carrinho é muito divertido de dirigir, se for comparado com outros Hatchs compactos como o Mobi, por exemplo. Oferece mais espaço interno, tem a pegada mais esportiva, é mais rígido; diferente do Mobi que é mais leve e sua suspenção balança mais.

 

O que não gostei são as latarias das portas aparente, me lembrou estar dentro de um Fusca 69, mas tirando isso o carro com certeza vale a pena ser comprado.

 

Interessado em adquirir um Volkswagen UP? Veja as ofertas do Clicarros.com.br exclusivas para você. Clique aqui!

 

 

Artigo escrito por:

 

lgo_peq

Esse blog é um produto da plataforma automotiva www.CLICARROS.com.br, a maior do Espírito Santo. Os estoques das maiores concessionárias e melhores revendas do Estado em um único lugar. Se você é particular, também pode anunciar grátis. 

Procurando um carro para comprar? Acesse www.clicarros.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.