A quilometragem do carro está correta ou foi adulterada?

Por Alberto Panetto

 

Essa é uma dúvida que paira na mente de muitas pessoas que pensam em comprar um veículo seminovo, sobretudo após algumas reportagens em telejornais nacionais que denunciaram essa prática.

 

Infelizmente há no mercado, como em qualquer outro setor, maus profissionais que se utilizam de práticas ilegais para aumentarem os lucros. Devemos ficar atentos para não cairmos nessas ciladas. Mas como saber se o odômetro* (aparelho cuja função é indicar a quilometragem total do veículo) foi adulterado?

 

Deve-se, primeiramente, analisar se as condições gerais do veículo condizem com o que informa o painel. Veja algumas dicas:

 

 

Verifique nível de desgaste dos pneus

 

Grande parte dos fabricantes informa que os pneus devem rodar ao menos 60 mil quilômetros em boas condições. Dessa forma, se o veículo possuir uma marcação menor e os pneus estiverem desgastados, isso pode ser um indício de que o veículo rodou mais do que informa o painel.

 

 

Conjunto de pneus novos

 

Se o carro possuir baixa rodagem e estiver com os 4 pneus novos, pergunte o motivo ao vendedor. Desconfie!

 

 

Manual com as revisões

 

Verifique no manual do proprietário as datas das revisões e as demais informações do veículo. Normalmente as revisões nas concessionárias são realizadas a cada 10 mil quilômetros rodados ou a cada 12 meses. Por exemplo: digamos que você esteja interessado em adquirir um HB20, ano 2012, com 45.000Km. Sabe-se que a Hyundai oferece 5 anos de garantia para seus carros. Nesse período, considerando o ano de fabricação 2012, o carro deve passar por 5 revisões por tempo ou por rodagem (a cada 10 mil). Teoricamente esse veículo que você está interessado deveria ter mais de 50.000km rodados, concorda? Pode até ser que a informação do anúncio seja verdadeira, mas é importante checar para não se surpreender negativamente mais a frente.

 

 

Embreagem

 

Pedal de embreagem pesado corresponde a desgaste. Portanto, se o carro for pouco rodado isso não deveria ocorrer. É um alerta!

 

 

Motor

 

Abra o capô e procure por vazamento de óleo. Se você estiver vendo o veículo em sua garagem original, observe a vaga. Se houver algum vazamento, o óleo deixará rastros no chão.

 

Importante ainda ligar o carro e acelerar para verificar se o escapamento solta fumaça preta. Isso é indício de problemas e desgaste. Fique atento!

 

 

Interior do veículo

 

Um carro pouco rodado deve ter seu interior preservado. Se você observar manchas, tecidos desfiados, volante ou manete do câmbio desgastados, forro do teto descolando, significa que o estado do veículo não condiz com a quilometragem informada.

 

 

Barulhos

 

Dirija o carro com o som desligado e procure por ruídos. Quanto mais novo for o veículo menos barulhos o mesmo deve ter.

 

 

Se houver qualquer desconfiança quanto ao odômetro* não hesite em procurar um mecânico de confiança ou uma oficina especializada. Com o escaneamento do módulo central do veículo é possível saber se a quilometragem original sofreu adulteração.

 

 

Continua depois do anúncio

 

 

 

 

Comprei um carro com odômetro adulterado. E agora?

 

Nosso código de defesa do consumidor oferece as seguintes alternativas:

 

  • Substituição do bem adquirido por um modelo equivalente. Esse caso é mais válido para revendedoras de veículo;
  • Devolução do valor pago;
  • Abatimento do preço, ou seja, se o consumidor quiser receber parte do valor pago como ressarcimento para realizar a manutenção do veículo.

 

Lembrando que quem pratica adulteração responde por crime de estelionato, e pode pegar pena de até 5 anos de prisão.

 

*Odômetro também pode ser escrito da seguinte forma: hodômetro.

 

 

Fonte: Alberto Panetto.

Redação Clicarros

Clicarros.com.br 

 

lgo_peq

Esse blog é um produto da plataforma automotiva www.CLICARROS.com.br, a maior do Espírito Santo. Os estoques das maiores concessionárias e melhores revendas do Estado em um único lugar. Se você é particular, também pode anunciar grátis. 

Procurando um carro para comprar? Acesse www.clicarros.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.