Volvo XC60 D5 pronto para domar o mercado de SUV Premium

A Volvo, conhecida como a marca de automóveis mais segura do mundo, vive seu melhor momento. A mesma fechou o mês de setembro como líder de vendas no segmento de veículos Premium comercializados no Brasil. A marca apresentou crescimento de 18,4% em setembro, chegando assim a 1.990 unidades emplacas em 2018.

Pensando nesse crescimento, a Volvo apresentou o novo XC60 diesel para alguns jornalistas da região sudeste e o nós estávamos lá para conferir o modelo mais vendido da marca.

volvo_xc60_disel_lateral

O Volvo XC60 marcou e marca até hoje a história da marca no Brasil, pois o modelo é o SUV esportivo que mais se vê pelas ruas. Recentemente foi apresentada a versão híbrida e agora foi a vez da versão diesel do modelo. É sobre essa nova versão que vamos falar agora.

 

Volvo XC60 D5

O modelo é equipado com um motor 2.0 biturbo e quatro cilindros. A potência máxima é de 235 hp e 480 N.m de torque máximo. Em pouca rotação ele fica entre 1.750 e 2.250 rpm. O seu 0 a 100km/h é de 7,2 segundos e sua velocidade máxima é 220km/h.

 

Segurança e tecnologia

Quando se pensa em segurança logo vem à cabeça o nome Volvo, pois a marca sueca é destaque em segurança e tecnologia em todo o mundo.

– O XC60 D5 é equipado com o City Safety, que inclui assistente de direção que entra em ação quando a frenagem automática sozinha não é suficiente para evitar uma colisão.

– Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation), que ajuda os motoristas a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária. Esse recurso funciona ao avisar o motorista distraído que invade a faixa oposta, oferecendo suporte automático à direção e conduzindo o veículo de volta à sua própria pista, fora do caminho de qualquer outro automóvel que esteja vindo. O sistema é ativado entre 60 e 140 km/h;

– Sistema de Informação de Ponto Cego (Blind Spot Information System), que avisa ao motorista sobre a presença de veículos no seu ponto cego. O recurso inclui a função de assistência ao volante, que ajuda a evitar choques em potencial com veículos escondidos num ponto cego ao conduzir o carro de volta à sua própria pista e fora do perigo.

 

Ao volante

Fizemos um trajeto de 91 km saindo de Ribeirão Preto – SP com destino à Brodowisk – SP e durante esse trajeto pude observar cada detalhe e modos de condução do XC60 D5.

volvo_xc60_traseira

O modelo é rico em detalhes e acabamento. O que chama muita atenção é  seu painel onde a central multimídia é o principal diferencial. Ao invés de se posicionar na horizontal como de costume, ele fica na vertical, dando assim mais visibilidade no caso de mapeamento.

Ainda no painel há muito couro, cobrindo praticamente toda área. O painel de instrumentos tem boa visibilidade e é digital, diferente de alguns de seus concorrentes.

 

Continua …

cl_0007_18a_superbanner_mobile-gratis

 

Mais abaixo no console central fica seu cambio de 9 velocidades, freio de estacionamento eletrônico e sua diferente ignição que basta girar para direita para ligar e desligar.

Seus bancos são revestidos em couro, tem ajustes de altura e lombar. Sua central multimídia conta com sistema sensus connect com compatibilidade com Android Auto e Apple Car Play, além do sistema de antirreflexo.

 

Impressões ao dirigir

Atestei a estabilidade e controle do XC60 D5. Durante o percurso, que foi com muita chuva, tive a real percepção da segurança e estabilidade do SUV.

Totalmente estável nas curvas, ainda tive a possibilidade de testar os modos de condução onde as mudanças são de fácil percepção.

volvo_xc60_disel_interior

Falando de mudanças, as trocas de marchas são bem feitas e super suaves.

O lançamento foi da versão diesel. Quando falamos de motor a diesel já se pensa em alto ruído, porém neste caso isso não acontece. O carro sueco é bem silencioso diferente de outros veículos com esse tipo de combustível.

O motor é bem esperto, é um biturbo de 2 litros com sistema chamado de Drive-E que nada mais é que uma solução tecnológica pioneira da Volvo Cars para eliminar atraso na resposta do motor ao pisar no acelerador, conhecido como turbo lag. O que o PowerPulse faz é entregar um forte desempenho no arranque do modelo por meio de um sistema de ar comprimido. E isso muito bem posicionado nas retomadas entregando assim um melhor desempenho ao modelo.

O XC60 D5 Momentum é vendido por R$ 275.950 e a versão D5 Inscription por R$ 289.950

 

E aí, gostou da avaliação? Deixe seu comentário.

Procurando um Volvo para comprar? Veja as melhores opções em www.clicarros.com.br

 

Avaliação e fotos feitas por:

assinatura_transp

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.