Fim de ano, férias e aquela tão esperada viagem de carro. O que muitos esquecem é que precisa ser feita uma revisão no veículo antes de colocá-lo na estrada, garantido assim, uma viagem segura, sem transtornos e gastos extras.
O diretor da Contauto, Apolo Rizk diz que é importante realizar a manutenção preventiva dos itens de segurança do carro antes de viajar e que para isso, são utilizados poucos minutos. “Alguns itens devem ser checados no carro antes de pegar a estrada, garantindo assim uma viagem tranquila e sem imprevistos. É importante a pessoa entender que alguns minutos do dia utilizados na checagem desses itens de segurança é um investimento e não perda de tempo” ressalta Apolo.
Veja abaixo dez itens importantes que precisam ser checados antes de pegar a estrada.
– Óleo e água: A troca do óleo e do filtro deve ser feitas de acordo com as recomendações do fabricante do carro. Verificar o óleo do motor pode poupar muitos gastos adicionais, pois é possível detectar algum problema com a lubrificação antes que ela danifique o motor.
– Fluido de transmissão: mantém as engrenagens do carro funcionando.
– Bateria: Nas revisões periódicas é possível testar o desempenho e funcionamento, evitando surpresas desagradáveis na hora da partida.
– Água do radiador: A água do radiador deve estar no nível e também é preciso ver se o fluido do sistema está em dia. Esse fluido ajuda o motor trabalhar na temperatura ideal.
– Luzes: É importante verificar todas as funções de iluminação como faróis, lanternas, luzes de freio, luz de ré e setas.
-Pneus: Procedimento simples e importante e deve ser verificado o estado de conservação dos pneus, incluindo o estepe. Todos os pneus devem estar calibrados de acordo com o manual do veículo. Há também a necessidade de realizar alinhamento e balanceamento e checar se as ferramentas para a troca de pneu e o triângulo de sinalização estão no carro.
– Suspensão – O sistema de amortecimento e estabilidade do veículo é tão importante quanto o dos freios. Além dos amortecedores, as molas, as buchas, as balanças, os pivôs e os terminais também precisam ser verificados.
– Freios: Durante uma revisão, pode obter um diagnostico do estado real das pastilhas e do disco de freio, onde será verificado também as condições do fluido de freio.
– Velas e cabos: Alguns fabricantes orientam que as velas precisam ser examinadas a cada 10 mil km e é importante fazer a troca dos cabos a cada 50 mil km. Se houver alguma falha nesse sistema pode causar degradação e comprometer assim a utilidade de outros componentes.
– Limpador de para-brisa: As lâminas, as borrachas e o reservatório de água do para-brisa serão checados. Se chover, você precisará desses itens em pleno funcionamento para facilitar a visibilidade na estrada.
Apolo diz ainda que é importante que os motoristas fiquem atentos aos prazos das revisões. “É importante que a revisão não seja feita em cima da hora, pois se houver necessidade de substituição de alguma peça, muitas vezes não é possível fazer isso de um dia para o outro” acrescenta o Diretor.
Fonte: ComunicAtiva