05 dicas para a manutenção do pneu do seu veículo

em

A manutenção do seu veículo e o modo como você o conduz estão diretamente relacionados à saúde dos pneus

Antes de uma grande viagem é comum colocar o carro para uma revisão completa, incluindo o cuidado com os pneus.

O que boa parte dos motoristas não faz é a manutenção dos pneus no dia a dia, o que pode garantir não só economia como também segurança.  Segundo o consultor de serviços da concessionária Vitória Motors Mercedes-Benz, Job Francisco de Paula, os pneus, por estarem em contato direto com o solo, acabam transmitindo todas as irregularidades do terreno para o carro. Um pneu em más condições acaba sendo responsável por uma série de danos ao veículo. “Suspensão, amortecedores, sistema de tração, freios e até consumo de combustível podem ser afetados pela falta de manutenção”, contou. Job ressaltou também o risco de acidentes, “além da perda da estabilidade, com a falta de manutenção, ocorre uma diminuição do tempo de frenagem. Com isso, o carro vai parar em uma maior distância caso tenha um pneu desgastado. Isso pode resultar em um acidente”, completou. 

Caminhões

Quando o assunto é cuidado com os pneus, não existe diferença entre caminhões e carros de passeio. Quem afirma é o gerente de Recapagem e Pneus da Vitória Diesel, Aldair Almeida. “Claro que os pneus dos caminhões são bem mais resistentes, aguentam a sua durabilidade auxilia na diminuição de imprevistos e até pode poupar o dinheiro”, alertou. Para evitar imprevistos, deve-se ter muita atenção aos desgaste dos pneus, verificando se os mesmos não atingiram o TWI, um indicador presente na rodagem. Tal indicador quando marca que falta 1,6 mm de utilização, comprova que a troca precisa ser feita. Caso contrário, a segurança, frenagem e aquaplanagem do mesmo oferece uma série de riscos ao motorista.   “Os pneus afetam diretamente o consumo de combustível. A melhor maneira para economizar é colocar o pneu certo e utilizar uma estrada, cargo e peso adequados. Além disso, para saber se está de acordo com o recomendado é preciso de uma consultoria e um técnico especializado na área”, explica o gestor. Os especialistas apontaram cinco dicas que podem prolongar a vida útil dos pneus.

Confira!   

  1. Calibragem: Consulte o manual do seu veículo para saber qual a calibragem ideal dos pneus. E lembre-se: a pressão deve ser feita com os pneus frios, nunca após tê-los esquentado, como em uma rodovia.
  2. Pneus originais: Mantenha a originalidade de fábrica, o pneu tem medidas e limites de cargas específicos que devem ser preservados.
  3. Manutenção do veículo:  Amanutenção geral do seu veículo é importante para também prolongar a vida útil dos pneus. Vale ficar atento a detalhes como trepidações e tendências do volante puxar para o lado, que podem significar desbalanceamento ou desalinhamento.
  4. Condução: O modo como você dirige seu carro está diretamente relacionado à “saúde” dos pneus. Acelerações e frenagens muito bruscas desgastam mais. Conduza seu veículo de forma leve.
  5. Cuidado com buracos:  Evite transitar em pavimentos muito esburacados, caso não seja possível, transite em velocidade reduzida para não danificar a estrutura do pneu. Cuidado também com as valetas e para não subir em guias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.