Calibragem, balanceamento e alinhamento são serviços de manutenção preventiva indispensáveis para a segurança e o bem-estar do motorista

Os pneus são uma das partes mais importantes de um automóvel, já que eles fazem o contato do veículo com o solo. Por isso, ter cuidados durante a sua vida útil é necessário para fornecer segurança para os motoristas e demais ocupantes do carro. 

Para o consultor de pós-vendas da Vitória Motors Mercedes-Benz, Job Francisco de Paula, todo zelo com os pneus precisa ser uma rotina na vida do motorista. “É importante verificá-los diariamente quanto ao desgaste. Pode ser até uma inspeção visual. Ao fazer isso, pode se identificar rasgos, bolhas e desgastes irregulares, prevenindo, muitas vezes, graves acidente”, orienta o consultor. 

Além da verificação visual, a calibragem é essencial, uma vez que reduz diversos prejuízos, como o desgaste dos pneus, o aumento do consumo da gasolina e, automaticamente, o risco de acidentes. A calibragem consiste em regular os pneus com a pressão que o fabricante do veículo recomenda. Esse procedimento ajuda o carro a suportar cargas e atingir a velocidade máxima.

“Se o veículo estiver instável ou apresentar desgaste irregular, basta se dirigir a um posto de combustível e realizar o procedimento ou em  locais que possuem um manômetro que indique a pressão. O recomendado é calibrar com os pneus frios, sempre mudar a calibragem de acordo com a carga e realizar o procedimento a cada 15 dias”, disse Job.

Alinhamento

Além da calibragem, um outro ponto de atenção é quando o seu carro começa a puxar mais para a direita ou para esquerda quando você libera o volante por alguns segundos. Nessas horas é importante verificar o alinhamento.

“Trata-se de  um procedimento que realiza os ajustes dos ângulos de suspensão do veículo. Esse procedimento ajuda o carro a suportar a capacidade de carga transportada e alcançar a velocidade máxima em segurança”, explicou Job.

Ao escutar ruídos, ter o volante desalinhado ou notar o desgaste irregular dos pneus, o condutor precisa se dirigir a uma oficina que tenha um aparelho adequado para o procedimento e também que atenda às especificações do fabricante do veículo. Se carro não apresentar nenhum sinal incomum, o alinhamento deve ser feito a cada 5.000 km. 

Balanceamento

Agora, quando você percebe uma vibração no volante, ou o carro faz barulhos estranhos em certas velocidades, daí é o momento de checar o balanceamento das rodas do seu veículo O balanceamento se pauta em equilibrar o conjunto de rodas e pneus. Ele é realizado com adição de peso no local que é necessário no veículo. Esse procedimento melhora a estabilidade do carro e consequentemente, a dirigibilidade.  

“Em casos de trepidação do volante ou da carroceria do veículo, o condutor precisa ir também a uma oficina para realizar o procedimento. Na maioria das vezes, o balanceamento é feito junto com o alinhamento e a cada 5.000 km rodados”, alertou o especialista. 


 Aldeia Conteúdo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.