>> Ar condicionado sujo aumenta o consumo de combustível do veículo e compromete o bom funcionamento de todo o sistema do carro.
O tempo quente já começou e vira e mexe o dia está ficando com cara de verão, essa é a época ideal para realizar a manutenção e limpeza do ar condicionado do veiculo, que passa a funcionar quase que religiosamente com mais potência e frequência.
De acordo com o gerente de pós venda da Contauto, Jovani Gomes um sistema de ar-condicionado sem a higienização correta, além de ter seu funcionamento afetado, pode causar problemas ao veículo e à saúde, como as alergias e rinites.
Além da recomendação do fabricante, de realizar a limpeza a cada 20 mil quilômetros rodados ou a cada 12 meses, o próprio sistema de ar condicionado dá sinais de que é necessária a manutenção.
“O mau cheiro é um dos principais sinais que indicam que está na hora de higienizar o ar-condicionado do veículo. O odor desagradável é causado pelo acúmulo de ácaros, bactérias e fungos nos dutos e no filtro pólen do sistema de refrigeração. Sem a limpeza adequada, eles se desenvolvem, criando verdadeiras colônias e espalhando um cheiro desagradável por todo o interior do veículo”, disse Jovani.
Fazer uso do ar-condicionado automotivo sem a devida higienização representa um grande risco à saúde , principalmente a das crianças, pois os microrganismos que ficam presos no filtro e nos dutos podem provocar várias complicações no sistema respiratório, como a asma, a rinite e as alergias.

Jovani disse que outro ponto que nos permite notar que a limpeza é necessária é quando a passagem do ar fica comprometida, ou seja, fica menos potente do que já foi. “Quando chega a esse ponto, o sistema de ar condicionado demora para atingir a temperatura desejada e isso faz com que o veículo consuma mais combustível”, alertou.
“Acaba atrapalhando o desempenho de todo o veículo e forçando áreas que ainda estariam longe da necessidade de manutenção. Além de tornar o veículo “mais beberão”, pois ele passa a ter necessidade de mais combustível para manter o ar condicionado funcionando a contento”, pontuou.
A melhor maneira de fazer a manutenção ou a higienização do ar-condicionado automotivo é procurando as autorizadas ou um local de sua confiança. Isso, porque, apesar de parecer ser uma tarefa simples, a perícia e os conhecimentos necessários são muito importantes nesse processo.
A higienização e a troca do filtro pólen costuma custar em média de R$ 180,00 a R$ 250,00 e garantem um veículo com melhor funcionamento.
Fonte: ComunicAtiva