Se adaptando ao mercado de SUV que é cada vez mais competitivo, a Renault lançou o Duster 2021, modelo com seu jeitão robusto, com linhas mais modernas.


O Renault Duster 2021 causou muita euforia no Brasil, assim que vazaram fotos do modelo que mostrava a traseira com lanterna que lembrava ao seu rival Renegade. Porém podemos dizer que não era tanta novidade assim, já que o modelo já era comercializado na Europa como Dacia. Apesar da nossa Duster possuir diferenças  se comparada à Dacia, sobretudo pelas grades e pelo desenho da assinatura em led. Mas a principal diferença está no interior, onde a Renault Duster possui o painel muito mais sofisticado que o modelo comercializado na Europa.


Mas agora vamos falar do que importa: o nosso mercado.

A Renault precisava dar uma atualizada na Duster. Mesmo tendo o Captur, com desenho bem atualizado, a Duster tinha essa necessidade para continuar competindo no mercado.

A linha 2021 chega totalmente nova, apesar de que o modelo continua usando a mesma plataforma. Segundo a Renault, o modelo é totalmente novo, pois nenhuma chapa do carro é da anterior.  Então agora vou falar mais da versão que testamos, a Iconic, top de linha do modelo.


Duster 2021

Começando pela dianteira, a Duster ficou imponente e moderna. Seu capô ganhou novos vincos e ficou maior. Já a nova grade ficou mais ampla, com novo desenho e acabamento cromado.  Já os faróis lembram o anterior, contudo com assinatura em led com o novo padrão da Renault. Descendo para o para-choque, apresenta recortes mais ondulados, além de nova disposição do farol de neblina e entradas de ar.

Na lateral podemos perceber uma leve mudança em suas linhas por conta da nova lanterna traseira. As caixas de rodas estão mais bombadas. Além disso, tem novo conjunto de rodas diamantadas aro “17”.


Na traseira, a principal mudança está na lanterna em Led com repetidores de seta em forma de cruz. A tampa do porta-malas tem linhas mais arredondadas. No para-choque as silhuetas se ligam a caixa de ar e ao local da placa e onde fica o nome Duster.


No interior

O interior foi o principal ponto positivo para Duster, pois melhorou muito em acabamento. O modelo precisava dessa mudança.

O painel é totalmente novo e, apesar de ser de componentes em plástico – mas são plásticos de boa qualidade – o mesmo possui linhas retas e com acabamento cromado. Mais abaixo a central multimídia é bem moderna e bem intuitiva, são “8” polegadas. Seus controles de ar condicionados são os mesmos comandos do europeu, é digital com belo acabamento.

Os bancos são extremamente confortáveis, tem boa ergonomia e consegue achar fácil uma posição para dirigir.  O espaço para quem vai atrás é bem generoso, o banco regulado na frente, para alguém como eu que tenho 1,75 de altura, fiquei confortavelmente atrás, sobrando ainda uns quatro dedos do banco da frente. O túnel central não é alto, o que não atrapalha o espaço de quem senta no meio. Além do espaço interno, outro ponto positivo da Duster é o porta-malas, com 475 litros.


Ao volante

Para quem já dirigiu a Duster antes, sabe o quanto ela melhorou. Primeiramente no acabamento. Outro é o seu design, apesar de que ela sempre me agradou, mas agora na linha 2021 ficou excelente.

Outro ponto é a ergonomia que melhorou 100%, tem boa posição de dirigir, o volante tem boa pegada.

Vamos ao motor que, apesar de não ter mudança, a Renault retirou o 2.0 4×4 e manteve o 1.6. A novidade é a adição do sistema Start/Stop, aquele sistema que o motor é desativado quando se faz uma parada rápida, como no semáforo por exemplo. Esse equipamento é crucial para uma melhor economia de combustível.


Como falei, a fabricante manteve o motor 1.6 de 120cv e 16,2kgfm aliado ao cambio CVT.  Esse motor é muito bom, apesar do cambio CVT não ser sinônimo de agilidade. O Duster se comportou muito bem, sendo ágil em curvas e ultrapassagens. Suas retomadas também foram rápidas e as reduzidas precisas.

Em breve o modelo deve receber o motor 1.3 turbo, inclusive ela já esta preparada para receber esse novo componente.

Apesar de o cambio CVT ser um pouco mais ruidoso, com a Duster isso não transpareceu, resultado do bom isolamento acústico.

Outra coisa bacana na Duster são as câmeras espalhadas pelo carro que são de ótima ajuda nas manobras e em leves Off Road. As câmeras estão dispostas da seguinte forma: uma na frontal, uma traseira e duas câmeras nos retrovisores. A frontal é excelente para leves Off Road, falo isso porque peguei uma estrada de terra com ele, em uma situação de ladeira íngreme onde não conseguia ver a minha frente, acabei usando a câmera frontal, que me auxiliou na manobra.

Vamos ao consumo. Na cidade consegui uma média de 9,5 km/l, já na estrada a média ficou em 11 km/l.


Resumo

A nova Duster chegou na hora certa, o modelo realmente merecia um tapa no visual.  O carro é muito bacana, boa motorização, ótima transmissão e excelente espaço.

Vale a compra? Sim, vale muito apena investir na Duster, pois vai ter um SUV bonito com bom espaço, moderno, equipado e com preço competitivo.


Ficha Técnica

MOTORdianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.598 cm3, duplo comando de válvulas com variador na admissão, flex
POTÊNCIA/TORQUE118/120 cv 5.500 rpm; Torque: 16,2 kgfm a 4.000 rpm
TRANSMISSÃOcâmbio automático tipo CVT com simulação de 6 marchas, tração dianteira
SUSPENSÃOindependente McPherson na dianteira, eixo de torção na traseira
RODAS E PNEUSalumínio aro 17″ com pneus 215/60 R17
FREIOSdiscos ventilados na dianteira e tambor na traseira com ABS e EBD
PESO1.279 kg em ordem de marcha
DIMENSÕEScomprimento 4.376 mm, largura 1.832 mm, altura 1.693 mm, entre-eixos 2.673 mm
CAPACIDADEStanque 50 litros; porta-malas 475 litros

Essa avaliação foi feita em parceria com a concessionária Atlântica Renault que nos cedeu o modelo.

Atlantica Renault Serra Rod. Gov. Mário Covas, 135 – Planalto de Carapina, Serra – ES, 29162-702. Telefone: (27) 3348-8788.

Texto e Fotos: Gustavo Lopes – Portal Top Motors

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.