Fechando os testes da linha do HB20, testamos a versão aventureira.
Como disse no título da matéria, a versão “X” é mais refinada e equilibrada. Enquanto o Sedan tem o interior com acabamento claro, que dá um ar de refinamento e sofisticação, e o hatch possuir interior marrom, que também é bem bonito, o interior do HB20X é que mais gostei, pois tem tonalidades escuras com detalhes em vermelho, além dos bancos que possuem acabamento exclusivo. Posso dizer que é a opção mais jovial.
Por fora
O design é o ponto forte, apesar de muita gente criticar a nova geração do HB20, a versão aventureira foi o acerto da Hyundai. O modelo é inspirado no conceito SAGA, apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018.
Seu desenho é bem ousado, e teve poucas diferenças do conceito.
Na dianteira, o modelo tem grade exclusiva em 3D e borda cromada. No para-choque, temos os apliques no ângulo de entrada que se junta na lateral até a caixa de roda. Na lateral, tem aplique na caixa de ar e nas portas. O que vale destacar é que esses apliques não se ligam ao outro como é de costume. Assim como na dianteira, temos apliques preto e cinza. A luz de ré e farol de neblina traseiro fica no para-choque. No teto fica o rack.
Motorização
1.6 aspirado, que passou a 130cv e 16,5kgfm de torque e duplo comando variável (admissão/escape) e move bem os 1.098 kg do hatch, garantindo uma relação peso-potência de 8,45 kg/cv.
Tamanho
Ele mede 3,970m de comprimento (+15 mm), 1,740 m de largura (+30 mm), 1,540 m de altura (-10 mm) e 2,530m de entre-eixos (+30 mm).
Segurança
HB20X Diamond Plus tem auxílio de partida em rampa, quatro airbags, controles de tração/estabilidade, monitoramento da pressão dos pneus, alerta de mudança de faixa, câmera/sensores de ré, sinalização de frenagem de emergência, controlador/limitador de velocidade e sistema de alerta/frenagem autônoma capaz de “ver” pedestres.
Ao volante
O HB20X, apesar de não possuir motorização 1.0 turbo e sim o 1.6, não faz feio; pelo contrário, esse motor trabalha muito bem no modelo. Isso acontece porque apesar dele usar o mesmo cambio automático de 6 marchas da geração anterior, nessa linha 2020 ele foi reprogramado, isso fez com que o carro ficasse bem mais suave no dia a dia evitando trancos nas trocas de marchas.
Essa avaliação foi realizada em parceria com a Taí Motors Vitória R. Construtor Camilo Gianordoli – Horto, Vitória – ES, 29045-180
Texto e fotos: Gustavo Lopes – Portal Top Motors



É um ótimo carro, estamos no segundo, mas é lamentável que até hoje, decorridos um ano do lançamento, a Hyundai não tenha travessas de teto para esse carro. As travessas só existem para o HB20X até o modelo 2019.
CurtirCurtir