Se existe um SUV que é referencia em robustez, esse é o Mitsubishi Pajero. O modelo surgiu em 1978 como conceito da Mitsubishi Motors, quando a montadora percebeu que era possível incluir todo conforto de um carro de passeio a um off road. Porém só em 1982 a fabricante japonesa resolveu lançar a lendária Pajero. A marca apostou tanto no modelo que o inscreveu no maior evento automobilístico do mundo, o Rally Dakar, evento conhecido como o mais exigente do mundo.  Não deu outra, o carro venceu 12 vezes.

O sucesso da Pajero foi tão grande que fizeram várias versões. A Pajero Full, voltada para ser um modelo mais clássico; também criaram a versão Dakar, voltada para homenagear a história do modelo com o evento de corrida. Por último, tem a Pajero Sport, idealizado para ser a mais esportiva da linha.



E é sobre a Pajero Sport que vamos falar hoje. Testamos a linha 2021, que foi cedida pela concessionária Multicar Mitsubishi, de Vitória/ES.

Após 1 ano do seu lançamento, a marca apresenta a linha 2021. Agora o SUV, que é uma derivação da L200, ganha a nova identidade visual global da marca. Esse visual foi apresentado primeiro no Eclipse Cross, que já testamos aqui no blog. Dessa vez equipa a nova L200, Outlander Sport e Pajero Sport.

Por fora

Na dianteira apresenta capô longo com linhas retas, novos pára-choques, grade e pára-lamas redesenhados. Os faróis dianteiros e os de neblina – ambos em LED – também foram redesenhados e equipados de série com o sistema Adaptive Front Lighting System (AFS), que direciona o feixe de luz de acordo com o esterço do volante, para melhor visibilidade em trechos de curva.

Na traseira, ponto mais polêmico, a Pajero Sport 2021 vem agora com lanternas totalmente em LED e mais curtas. O pára-choque também foi revisto, dentre outras pequenas mudanças.


Interior

No interior as mudanças são mais sutis. A central multimídia é nova, com tela sensível ao toque (7 polegadas na HPE e 8″ na HPE-S) compatível com os smartphones Android Auto e Apple CarPlay.

A Pajero Sport HPE-S, versão que avaliei, possui ainda painel de instrumentos totalmente digital, com uma série de opções de configurações e acesso às informações importantes de funcionamento do veículo. O painel também é totalmente integrado ao sistema de entretenimento.


Espaço interno

A Pajero Sport tem capacidade para 7 ocupantes. Com todos os acentos em uso, a capacidade do porta-malas é de 255 litros. Com a última fileira de bancos rebatidos, ela passa para 571 litros. Já com os bancos das duas fileiras rebaixados, o SUV fica com 1.731 litros de capacidade.

Motorização

Vem equipada com o um motor 2.4 turbo diesel 16v e com injeção direta, de alumínio, com 190cv e 43,9kgfm de torque. Tudo isso aliado a uma transmissão automática de oito velocidades com a possibilidade de trocas sequenciais por meio de aletas atrás do volante.

Ao Volante
Quando se vê um SUV raiz de grande porte como a Pajero e outros modelos, logo se pensa em dirigibilidade e estabilidade. Mas a Pajero surpreendeu, pois além de bem confortável, não é aquele tipo molengo que a suspensão balança para todos os lados. No caso da Pajero Sport a suspensão tem um excelente acerto, pouco rígido onde se mantêm estável em vários tipos de terrenos. O motor 2.4 turbo diesel dá conta do recado, um excelente motor que responde bem quando precisa acelerar. A transmissão de oito marchas trabalha bem com esse propulsor, ou seja, um conjunto perfeito para um melhor desempenho e consumo.

Em questão de espaço o carro tira onda, até mesmo na última fileira. Claro que na última fileira o ideal é sempre crianças ou adultos que não sejam tão altos. Quem vai na última fileira tem a sua disposição saída de ar condicionado, 12v e porta copos.

Na linha 2021 o SUV vem equipado com o Hill Start Assist System (HSA), assistente de partida em rampa, que evita que o veículo recue ou avance em locais inclinados. Também tem o controle de velocidade de descida Adaptive Hill Decent Control (HDC) que mantém a velocidade do veículo constante em descidas íngremes, dispensando o acionamento do pedal de freio.

O Pajero Sport 2021 é anunciado no site da Mitsubishi a partir de R$ 299.990,00 e se você é do Espírito Santo pode procurar umas das concessionárias Multicar Mitsubishi do estado. Em Vitória ela fica na Av. Nossa Sra. da Penha, 1661 – Santa Lucia, Vitória – ES. 

Avaliação e Fotos: Gustavo Lopes – Portal Top Motors.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.